Agendamento Seguro Desemprego

O Agendamento do Seguro Desemprego deve ser feito através do site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Agendamento do Seguro Desemprego pode ser feito nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Sistema Nacional de Empregos, Sindicatos de Categoria de Trabalhadores e Agências da caixa Econômica Federal, em São Paulo também é Possível fazer o agendamento do Seguro Desemprego.

Para Receber o benefício o empregado deve ter trabalhado em regime de carteira assinada, o número de parcelas que serão recebidas do Seguro Desemprego, segue critérios de tempo de trabalho na empresa, desta maneira trabalhadores que tenham exercido atividade por um período de 6(seis) meses ou 1(um) ano deve ter direito a 4(quatro) parcelas do Seguro Desemprego, já os trabalhadores que tenham trabalhado em um prazo de 2(dois) anos tem direto a 5(cinco) parcelas do Seguro Desemprego.

Os trabalhadores que tenham contribuído com INSS por um período inferior a 9(nove) meses não tem direito ao recebimento do Seguro Desemprego, desta maneira quando a demissão do Primeiro Emprego ocorre em um período onde ainda não tenha sido completado 9(nove) meses de atividade o trabalhador não tem direito ao recebimento do Seguro Desemprego.

Agendamento Seguro Desemprego

Documentos Necessários Agendamento do Seguro Desemprego

  • Documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação);
  • Número do CPF( Cadastro de Pessoa Física);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Número de Inscrição PIS/PASEP( Pode estar na Carteira de Trabalho; Cartão Cidadão; Extrato do FGTS ou na Rescisão do Contrato de Trabalho);
  • Requerimento de Seguro Desemprego;
  • Comunicação de Dispensa Impressa do Empregador;
  • TRC- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, com código 02 (dois), 03(três) ou 88(oitenta e oito) devidamente homologados;
  • Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho ( empregados que exerceram atividade por menos de 1(um) ano na empresa que rescinde o contrato de trabalho);
  • Documento de Levantamento de Depósito FGTS ou Extrato FGTS.

Pagamento do Seguro Desemprego

Após a solicitação de recebimento do Seguro Desemprego o trabalhador terá acesso ao agendamento do Pagamento da Primeira Parcela do Seguro Desemprego, no ato da solicitação na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) ou outra instituição é dado ao trabalhador uma estimativa da data do recebimento da primeira parcela que após resolução de todas as pendências relacionadas a rescisão do contrato é de 30 (trinta) dias.

O Trabalhador também poderá consultar o Agendamento da Primeira Parcela do Seguro Desemprego através do Aplicativo Caixa Trabalhador, Agências da Caixa e Centrais de Atendimento Caixa Econômica Federal, a consulta é possível após Solicitação do Seguro Desemprego.

Se o trabalhador tive Poupança (013) ou conta Caixa Fácil (023), as parcelas do Seguro Desemprego são creditadas automaticamente, desde que a conta seja individual e possua saldo e movimentação, para os trabalhadores que possuem apenas número do PIS e Cartão Cidadão o benefício poderá ser retirado em qualquer Casa Lotérica; Caixa Eletrônico da Caixa Econômica Federal; Autoatendimento da Caixa; Agências da Caixa mediante senha do Cartão Cidadão.

Download APP Caixa Trabalhador

Como Baixar o Aplicativo Caixa Trabalhador no Celular

www.play.google.com

  • Na Loja Play Store do celular digite através da busca Play Store o nome do aplicativo Caixa Trabalhador, visualize o aplicativo e clique sobre o ícone do aplicativo.
  • Na Página de Compra do aplicativo Caixa Trabalhador aparecerá uma descrição com foto do aplicativo Caixa Trabalhador, clique no botão Verde Instalar.
  • Quando a Instalação do aplicativo Iniciar é possível ver uma Barra Azul que aparece na Loja Play Google, no navegador do celular também é possível visualizar no canto superior uma seta que pisca para baixo indicando que o aplicativo está sendo baixado.
  • Após baixar o aplicativo Caixa Trabalhador consulte as Parcelas do Seguro Desemprego através do Número do Cartão Cidadão; Número do PIS ou PASEP.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *