Seguro Desemprego Caixa

O Seguro Desemprego é direito de todo trabalhador brasileiro que for dispensado Sem Justa Causa; Trabalhar e Receber Salário por 12(doze) Meses Consecutivos; Não Gozar de Outro Benefício da Previdência Social; Não Possuir Renda Própria. E Todo Trabalhador tem direito ao Seguro Desemprego, Trabalhador Formal; Trabalhador Doméstico; Trabalhador Formal Com Contrato de Trabalho Suspenso; Pescador Profissional e outros.

A nova lei do Seguro Desemprego estabelece que o Seguro Desemprego deve ser solicitado assim que o contrato é rescindido ou homologado, desta maneira deve ser agendado o Pagamento da Primeira Parcela do Seguro Desemprego em Agências da Caixa Econômica Federal através do Cartão Cidadão. A solicitação do benefício deve ser realizada nas SRTE (Superintendência Regional de Trabalho e Emprego); SINE ( Sistema Nacional de Empregos) e outros órgão credenciados do MTE (Ministério do Trabalho).

Seguro Desemprego Caixa

Cartão Cidadão Caixa Econômica Federal

A Caixa é responsável pelo pagamento de todos os direitos dos trabalhadores, garantidos através de pagamento das contribuições do INSS e outras, estas contribuições são descontos realizados todos os meses em folha de pagamento para cumprimento dos direitos do empregado.

O Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal é um cartão de uso pessoal, o número do Cartão Cidadão é o mesmo do número do PIS e PASEP para todos os trabalhadores brasileiros desde o ano de 2001 quando foi substituido pelo novo sistema.

Para os correntistas e pessoas que tem Conta Poupança da Caixa Econômica Federal é possível que o Seguro Desemprego seja depositado nas contas da Caixa Econômica Federal.

Consulta do Seguro Desemprego

Os trabalhadores que possuem Número do Cartão Cidadão ou Número de Inscrição Social (NIS) poderão consultar através do endereço eletrônico da caixa o valor do Seguro Desemprego, e Primeira Parcela do Seguro Desemprego.

  1. Digite no Navegador do Computador o endereço www.caixa.gov.br para entrar no site da Caixa.
  2. Em Seguida Clique no Botão Laranja Consultar Pagamentos ou Consulta Conta.
  3. Digite o Número do PIS; PASEP ou NIS e Senha da Internet cadastrada na Caixa.
  4. Pronto! Agora é só verificar se a Primeira Parcela já pode ser sacada.

O que é Número do NIS?

O Número do NIS ou Número da Inscrição Social é um número de cadastro de famílias carentes, que foi instituído em consonância com o Cartão Cidadão.

O empregado que possui número do NIS, ou Cartão Bolsa Família passa a utilizá-lo como PIS ou PASEP no exato momento em que é contratado por uma empresa pública ou privada, pois trata-se do mesmo sistema, o registro da família permanece porém o Bolsa Família é suspenso.

Para consultar informações relacionadas a Caixa Econômica Federal; PIS; Seguro Desemprego e outras será sempre solicitado Número do NIS ou Número do Cartão Cidadão.

Como Comprovar a Rescisão do Contrato de Trabalho?

A Rescisão e Homologação do Contrato de Trabalho deve ser efetuada de maneira formal através de documentação escrita, rescisão e homologação, além disso o trabalhador terá que dar baixa na carteira de trabalho e o empregador fazer anotação da data de saída.

O CAGED é um registro obrigatório de admissão e demissão de funcionários, o empregador a partir do momento que demitir o funcionário deverá registrar a data de demissão no CAGED, atualmente o CAGED é um sistema informatizado e uma importante base de dados utilizada para concessão do Seguro Desemprego.

No ano de 2016 (dois mil e dezesseis) tornou-se obrigatória o recebimento da primeira parcela do Seguro Desemprego em exatos 30(trinta) dias após a demissão, isso foi possível porque o sistema DATAPREV está ligado diretamente ao SINE ( Sistema Nacional de Empregos), possibilitando também que o empregado possa voltar mais rapidamente para o mercado de trabalho, sem a necessidade de recebimento do Seguro Desemprego através de banco de vagas do SINE (Sistema Nacional de Empregos).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *