Seguro Desemprego Parcelas

O Seguro Desemprego é um direito de todo o trabalhador brasileiro que está desempregado, demitido sem justa causa, este direito corresponde ao pagamento de parcelas mensais, o número de parcelas recebidas varia de acordo com o tempo ou meses trabalhados na empresa que rescindiu o contrato de trabalho.

Para os trabalhadores que estão no primeiro emprego com carteira assinada é necessário ter trabalhado no mínimo 12 meses para receber o Seguro Desemprego, caso o período de trabalho no primeiro emprego for inferior aos 12 meses o trabalhador não terá direito ao recebimento das parcelas do Seguro Desemprego.

Os trabalhadores que já tenham um tempo superior à 12(doze) meses de registro na CLT- Carteira de Trabalho devem solicitar o Seguro Desempregos que tem que ser concedido 30 (trinta) dias após a demissão, este período é possível por causa da nova base de dados do CAGED, onde as comunicações de admissão e demissão são instantâneas.

Seguro Desemprego Parcelas

Primeira Solicitação do Seguro Desemprego

À partir da primeira solicitação do Seguro Desemprego deverá ser contato um tempo mínimo de 12(doze) meses para o recebimento das parcelas, o trabalhador que solicitar pela primeira vez o Seguro Desemprego e tiver tempo de contribuição e registro na carteira inferior aos 12(doze) meses não terá direito ao Seguro Desemprego.

O trabalhador poderá receber 5 (cinco) parcelas do Seguro Desemprego desde que comprove o tempo de contribuição na primeira solicitação de 24(vinte e quatro) meses, no caso de trabalhadores que mantiveram vínculo de 24(vinte quatro) meses com a empresa segue os mesmos critérios da Segunda Solicitação de Seguro Desemprego.

Segunda Solicitação de Seguro Desemprego

Quando o trabalhador solicitar o Seguro Desemprego pela segunda vez, será necessário uma comprovação mínima de 9(nove) meses de trabalho para recebimento de quatro parcelas do Seguro Desemprego, porém à partir de 12 (doze) meses de contribuição e registro em carteira o trabalhador poderá receber 5 (cinco) parcelas do Seguro Desemprego.

Terceira Solicitação do Seguro Desemprego

Quando o trabalhador já trabalhou por um tempo mínimo de 18(dezoito) meses, em empresas diferentes e solicitar pela terceira vez o Seguro Desemprego, o tempo mínimo estabelecido para o recebimento do Seguro Desemprego é de 6(seis )meses para o recebimento de 4 (quatro) parcelas.

O trabalhador que se mantiver no exercício da função por 12 (doze)meses deverá receber também 4 (quatro)parcelas do Seguro Desemprego, o trabalhador que permanecer na empresa contratante por um período mínimo igual a 24 (vinte e quatro )meses receberá 5(cinco )parcelas do Seguro Desemprego.

Consulta Primeira Parcela Seguro Desemprego

As parcelas do Seguro Desemprego deverão ser recebidas através da caixa Econômica Federal e Cartão Cidadão, todo trabalhador recebe à partir do Primeiro Emprego o Cartão Cidadão da caixa Econômica Federal.

O Número do Cartão Cidadão corresponde ao número do PIS e é utilizado para fazer consultas do recebimento da Primeira Parcela do Seguro Desemprego e Consulta de Saldo do Seguro Desemprego no Aplicativo Caixa Trabalhador ou site da Caixa Econômica Federal.

O saque das parcelas do Seguro Desemprego será feito nas Agências da Caixa Econômica Federal em Caixas Eletrônicos ou Caixa Online.

Número da Inscrição Social- NIS

O Número da Inscrição Social NIS é um número concedido à toda família carente que recebe o Bolsa Família, o recebimento do Bolsa Família também é realizado através de Sistema da Caixa Econômica Federal, os responsáveis por famílias carentes que possuem NIS ao serem empregados no setor privado de empresas ou instituição e repartições públicas tem imediatamente o número do NIS substituído por Cartão Cidadão.

Desta maneira o Número do NIS é mantido e passa à ser chamado de Cartão Cidadão, os usuários do Cartão Cidadão que não receberem o Cartão Cidadão e tiverem Inscrição Social no CADUNICO deverão utilizar o Número do NIS que está no Cartão do Bolsa Família para saque das Parcelas do Seguro Desemprego.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *